terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cuidado com os laxantes

Um grande percentual de pessoas sofrem de constipação intestinal e recorrem ao uso de laxantes, nesse espaço quero esclarecer aos que desconhecem o assunto, que os laxantes químicos apresentam uma toxidade para o organismo, irritando suas paredes .E na verdade não exerce nenhuma "ação", o que ocorre é a reação do intestino a esse produto, pois o mesmo agride e o organismo precisa expeli-lo bruscamente e por consequência expele também as matérias fecais. A medida que ocorrem essas agressões criam uma disfunção intestinal que pode causar uma colite, uma úlcera ou uma cancerização das células da mucosa intestinal. A troca desses laxantes por alguns produtos naturais, podem ser igualmente irritantes se forem mal escolhidos.
Portanto, aconselho a manter um equilíbrio em sua alimentação, com uma quantidade suficiente de celuloses na rotina alimentar, proporcionando assim um funcionamento satisfatório ao seu intestino.
Claudie lange
Naturóloga

domingo, 1 de agosto de 2010

Paçoca de Caju



Conheça outros sabores. 

Ingredientes:

480g de Fibra de Caju

6 colheres (sopa) de óleo de milho

1 xícara (chá) cebola

1 xícara (chá) tomate

1 xícara (chá) pimentão

1 dente de alho

Sal a gosto

PAÇOCA:

3 xícaras de cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de  óleo

1 xícara (chá)Farinha de Mandioca

Sal a gosto

Fibra temperada: Em uma panela, coloque o óleo e a fibra de caju e mexe por aproximadamente 15 minutos. Coloque o tomate e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Por último acrescente a cebola, o alho e o pimentão. Cozinhe até a fibra ficar macia e dourada.Verifique o sal.

PAÇOCA: Coloque em uma panela o óleo e a fibra temperada. Junte a cebola e o alho. Por último, acrescente a farinha de mandioca e verifique o sal.

UMA DELÍCIA!



Aproveite as cascas das frutas para fazer doces



Economia doméstica, rica em nutrientes.

Desperdiçamos muito alimento saudável em nossa cozinha, o hábito do empacotado nos leva a sair da vida simples e econômica. Aproveite as delícias que podem ser feitas com as cascas das frutas.

DOCE DA CASCA DO ABACAXI.

Ingredientes:

1 xícara(chá) da Casca do abacaxi

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 colher (sopa) manteiga

6 cravos

2 colheres (sopa) coco ralado

Modo de preparo:

Lave o abacaxi com uma escova em água corrente.Descasque.Pique as cascas e leve ao fogo em uma panela com água.Deixe ferver até amolecer. Bata no liquidificador a casca já cozida com o caldo e peneire. Leve ao fogo a mistura que ficou na peneira e junte o açúcar, a manteiga, o cravo e o coco ralado natural.

Mexa até desprender do fundo da panela.

Esta receita tem o valor unitário de R$ 0,14, rende quatro porções, uma hora para o preparo e tem o valor calórico da porção de 206,38 kcal.Custo total desse alimento R$ 0,57.