sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como está seu sono?



"....sono que deslinda a meada enredada das preocupações(o sono é) o banho reparador do trabalho doloroso, o bálsamo das almas feridas, o segundo prato na mesa da grande natureza, o principal alimento do festim da vida."(Shakespeare,Macbeth)

 O ser humano necessita de auto-regulação em tudo que faz, assim possibilitará  o seu corpo a viver harmoniosamente.O sono é reparador, as pessoas que dormem mal têm imunidade baixa.Ao dormir produzimos um tipo de hormônio "um poderoso antioxidante" que favorece o estado geral de saúde.

  • Produzir harmonia no ambiente ao qual dormimos;
  • Imergir em um  banho relaxante;
  • Escolher uma  leitura meditativa;
  • Não se alimentar próximo a hora de dormir;
  • Adotar uma boa postura ao deitar na cama, utilizando travesseiro no apoio a cabeça e um outro apoiando as pernas(altura do joelho), corpo reto.
  • Entrar em contato com a respiração, inspirando o que se deseja para vida  e expirando o que não quer absorver durante a noite.Respirar significa conhecer nossas emoções.
  • A criança ao dormir, está entregue, relaxada. Entre em contato com a sua criança, ela precisa ser "ninada".
  • O uso das sementes de abóbora  na alimentação, ajuda nesse relaxamento.
Acolher a noite, significa aprender seus movimentos e hábitos.
Tenha bons sonhos!
Claudie lange - Naturóloga.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A natureza trazendo saúde


Temos padrões de comportamento já tão enraizados, que na busca pela harmonia do organismo, muitas vezes agimos mecanicamente e a atitude primordial passa a ser o que homem  contemporâneo fabrica.
Nos distanciamos da natureza , por essa razão, permanecemos alheios a sua eficácia.
Quantas famílias estão em um nível social que dificulta a busca por sua saúde.Escolhi hoje o nosso tradicional milho verde, além das delícias que podemos fazer com o mesmo, ele tem inúmeras  potencialidades em sua utilização.
Apresento uma delas:
Inchaço dos pés pode ser causados por inúmeros distúrbios, alguns mais graves que outros.Porém se o rosto ou outras partes do corpo também estão inchados, isto, necessita urgentemente de uma investigação de um profissional.
Para diminuir o inchaço dos pés, que normalmente ocorre sem estar relacionado a doenças graves, fazemos um chá de cabelo de milho. Preferindo sempre o cabelo esverdeado e brilhante, assim que ele surge na espiga.
Lavamos um punhado grande de cabelo de milho, fervemos em 1/2 litro de água e bebemos 1 ou 2 copos por dia.Esse chá é diurético.Eleve os pés e  durma com os mesmos mais altos que a cabeça.
A natureza sempre está a nosso favor, nós é que nos distanciamos dela.
Claudie lange - Naturóloga.