Estilo de Vida

Onde anda o homem a cultivar a sua saúde?


Na modernidade? No fast-food? No consumo constante de alimentos que desvitalizam as suas células?
O exacerbado uso de carnes, açúcar branco, congelados, bebidas gasosas, café, produtos aditivados pelo progresso industrial... São os grandes protagonistas que aceleram o processo de envelhecimento, a baixa vitalidade e produtividade, os desequilíbrios emocionais e, finalmente, as doenças.Engana-se o homem em achar que através de sua intemperança no comer e beber poderá usufruir saúde.Saúde não é bem-estar, e sim, normalidade funcional do organismo e com hábitos errôneos, essa normalidade se ausenta.
O nosso organismo é análogo a um motor de combustão interna.Simbolizo aqui o funcionamento do nosso corpo, ao mesmo de um motor de um automóvel, este está com Saúde quando funciona bem, e doente, quando funciona mal.Para que este motor funcione normalmente é preciso que tenha boa nutrição com ar, gasolina e óleos adequados, uma limpeza geral e activa eliminação dos resíduos, a fim de evitar o reaquecimento e dilatação dos cilindros, o que produziria a sua destruição. Indispensável também uma higienização e uma refrigeração adequada.
Este mesmo processo se dá com o corpo humano, para que exista saúde é necessário nutrir o corpo com ar e alimentos saudáveis, ingerir com freqüência o nosso maior bem natural, a água, a fim de adquirirmos sangue alcalino (fluído vital).
O homem contemporâneo se mantém muito distante da natureza, hábito este tão obscuro nas grandes cidades, onde respiramos constantemente ar poluído e sobrecarregamos o corpo com o moderno “stress”.
A fim de cultivarmos Saúde, necessário se faz termos uma mudança em nosso estilo de vida, cultivar uma inteligência plural, para que assim não se prolifere o vazio existencial, muito encontrado na época atual.
O homem está a cada dia vivenciando um ato contínuo de “adquirir”, conhecimentos, crachás, poder, intelectualismo, o “Ter” e se distanciando da sua própria essência que é o “Ser”. Permanecendo  e se  acomodando mais no papel de “paciente”, (aquele que espera que façam algo por ele). Necessitamos inverter esse papel de paciente para agente, aderindo ao nosso próprio cuidado, estabelecendo uma alimentação saudável, nutrindo o corpo e alma.
É necessário que tenhamos consciência de que ter saúde, verdadeiramente, depende essencialmente da qualidade de vida de nossas células que, por sua vez, depende do equilíbrio ácido-base dos líquidos que se encontram dentro e fora delas.
E você? Em que papel está? De agente ou paciente da sua própria vida?
Lembre-se que, Saúde não se adquiri, se cultiva.

Claudie Lange


Compostagem: Uma Obra prima Natural



Uma filosofia de vida é necessária para agregar outras vidas, na simplicidade se faz as mudanças necessárias, os pequenos gestos convidam outras vidas a buscar integração com o universo.
Sou parte dele e você também.
Proativamente podemos contribuir para a "salvação" do nosso Planeta Terra, o cientista, o filósofo, o mestre e a dona de casa. Como podemos gerar vida?
Compostagem ,uma obra prima natural, que pode ser realizada em todos os ambientes por qualquer pessoa que deseje ser um agente da vida.
A alimentação é completa a casca dos alimentos gera saúde ao homem e ao planeta.
Recentemente me juntei ao grupo de pessoas e fomos juntos realizar uma compostagem caseira. Simples ato, areia, adubo e cascas de frutas ( que na maioria das vezes) se torna lixo.
Podemos evitar, a aglomeração de "lixos" desnecessários, folhas, frutos, são transformados em adubo orgânico. Olha que beleza!
Reflita! O que você estar fazendo com as cascas das frutas, as folhas e  os talos? 
Claudie lange -Educadora Biocêntrica



Abrindo espaço para o novo.

 

Tens o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia (não sabes quando) vais necessitar deles? Tens o hábito de juntar dinheiro sem gastá-lo, pois imaginas que ele poderá faltar no futuro? Tens o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usas há muito tempo?
E dentro de ti?… Tens o hábito de guardar raivas, ressentimentos, tristezas, medos e outros sentimentos negativos?
Não faças isso!  Vai contra a tua prosperidade!
É preciso deixar um espaço, um vazio para que novas coisas cheguem à tua vida.  É preciso se desfazer do inútil que há em ti e em tua vida para que a prosperidade possa acontecer.
A força deste vazio é que atrairá e absorverá tudo o que desejas. Se acumulares objetos e sentimentos velhos e inúteis não terás espaço para novas oportunidades. Os bens necessitam circular. Limpe as gavetas, os armários, o depósito, a garagem, a mente…
Doe tudo aquilo que já não usas…
A atitude de guardar um monte de coisas inúteis só acorrenta a tua vida. Não são só os objetos guardados que paralisam a tua vida.
Eis o significado da atitude de guardar: quando se guarda, se considera a possibilidade de falta, de carência… Acredita-se que, amanhã, poderá faltar e que não haverá maneira de suprir as necessidades…
Com esse pensamento, estás enviando duas mensagens ao teu cérebro e à tua vida: a de que não confias no amanhã, e que o novo e o melhor NÃO são para ti…
Por isso te alegras guardando coisas velhas e inúteis. Até o que já perdeu a cor e o brilho…
Deixa entrar o novo em tua casa… E dentro de ti…
Joseph Newton

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário