quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma alimentação conveniente


O homem pode, por meio da alimentação conveniente, adquirir ou conservar saúde, dá qualidade a sua vida, legar uma boa constituição, um ótimo temperamento aos filhos, muitas vezes vítimas inocentes dos erros de regimes dos seus ascendentes.
Atualmente, o homem agita-se em atividades febril para garantir a sua subsistência e alcançar o "TER".Come apressadamente e para estimular o sistema nervoso, recorre aos tóxicos e excitantes, como álcool, chá, café,etc...Quando, finalmente, após muitos anos de luta intensa e sacríficos, consegue atingir a meta de seus desejos, libertar-se daquele pesadelo constante que se chama"preocupação" do dia de amanhã, a sua saúde, via de regra,está seriamente comprometida.
O homem não adoece, ele faz a sua doença através de seus maus hábitos.O problema de saúde, em linhas gerais, é uma questão de alimentação correta.
O ser humano sempre trata de evadir-se à sua responsabilidade, e por isto fica satisfeito quando atribuem suas "doenças" ao micróbio, ao vírus, sejam estes conhecidos ou desconhecidos.Compreendendo essa verdade ou não, somos todos responsáveis pelo corpo em que vivemos.Porque então, não fazermos um ser inteiramente saudável?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Suco de capim limão






Liquidificar algumas folhas de capim limão juntamente com água e um limão sem casca.

Coar antes de servir, se preferir ,adoçar com açúcar mascavo ou mel.

Este suco é digestivo, calmante, diurético e antigripal. Devido ao oléo contido na planta, o mesmo possui ação vasodilatadora.




terça-feira, 13 de abril de 2010



E os agrotóxicos?

Você tem conhecimento da origem dos alimentos que vai para a sua mesa?
Temos em nossas mãos o maior poder que um consumidor pode possuir, o PODER DE COMPRA, mas pouco se sabe ou buscamos saber a quantidade de agrotóxico utilizado no alimento nosso de cada dia.
A ANVISA analisou 13 Estados brasileiros, no período de 2001 a 2004.Encontrando um percentual elevadíssimo de resíduos de agrotóxicos não autorizados para as respectivas culturas, entre o cultivo dos alimentos: morangos, tomate, mamão, alface, pimentão e maça (alimentos de frequente consumo brasileiro).
O Brasil é campeão no uso de agrotóxicos, com isso tornam os alimentos mais atrativos para o consumidor que não está atento à disparidade no tamanho e na beleza desses alimentos.
Os agrotóxicos são invisíveis, porém muito presente na mesa do brasileiro, a intoxicação por agrotóxicos se dar por diversas vias, na ingestão através de alimentos contaminados, também pela respiração, que entram na corrente sanguínea e afetam o funcionamento do organismo. Imagine o risco dos agricultores que permanecem em contato direto com essa substância, onde quase não existe precaução no campo.
Nossa agricultura se apresenta em três formas:
A Convencional: que aumenta a rentabilidade e a produção de alimentos, porém, devido aos fungos e bactérias nas plantações, usam-se sem consciência um alto teor de agrotóxicos.
A Hidropônica: na qual os alimentos são produzidos em estufas diretos na água, porém usa adubos sintéticos durante o plantio.
A Orgânica: agricultura ecológica,que utiliza meios naturais para controlar as pragas nas plantações.
O ser humano necessita de uma alimentação rica em frutas, verduras e vegetais, pela presença constante e forte desses resíduos ofensivos a nossa saúde, precisamos conservar uma eficiente higienização dos alimentos e uma busca pela fonte fornecedora do mesmo. Uma alternativa mais eficaz seria a adesão a alimentos orgânicos fornecidos por associações ou um plantio de sua própria horta, hoje tão possível até mesmo em apartamentos.
O Consumidor tem o poder de mudança, seja pela necessidade ambiental ou de saúde, precisamos consumir alimentos saudáveis, isso é um fato. Ter conhecimento das safras de todo o ano possibilita utilizar os alimentos menos afetados, sem tanta alteração, a utilização dos orgânicos mesmo com um valor mais alto é mais compensadora do que consumir pelo mesmo preço, alimentos industrializados. Na proporção que surgir por parte do consumidor uma busca maior aos orgânicos, sua produção será maior e seu valor irá reduzir.
Valorize o exercício diário de cidadania.
Informe-se;
Crie alternativa;
Mude de vida.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conhecendo melhor o seu fígado







O fígado é o maior órgão do corpo humano, é uma "usina de purificação" das toxinas alimentares.
O sistema hepático (fígado-vesícula) é por demais importante com inúmeras funções metabólicas, o mesmo está totalmente envolvido na digestão dos carboidratos, proteínas e gorduras, que irão gerar toda a matéria-prima de construção e manutenção do corpo humano.
A temperança no comer é condição fundamental para o funcionamento saudável do fígado, mesmo sabendo que aqui entra o comportamento mais freqüente de intemperança já encontrado, quando no hábito demasiado da ingestão de gorduras, frituras, alimentos muito processados, açúcar e uso do álcool.

O homem contemporâneo se alimenta mal e desconhece o hábito de práticas de desintoxicação em seu cotidiano, bem como, o dever do cuidar do corpo e alma. Por essa razão se surpreende com as “doenças” do sistema imunológico, como câncer, AIDS, alergias e gripes sazonais, entre outros “sintomas” que denominamos de “doenças”.

Uma das principais funções do sistema imunológico é eliminar tudo o que não pertence ao organismo, eis à necessidade de uma desintoxicação orgânica. Com ela a pessoa ativa a sua capacidade de se defender de gripes, doenças oportunistas, dengue entre outras. O mau humor, que é um distúrbio da afetividade, tem sua morada em um fígado intoxicado e doente.

Sabemos que o homem é um ser holístico, e com isso sua saúde depende do que ele pensa, fala, come, diz e faz.Consumir variedade de alimentos, especialmente aqueles que ajudam a limpar e fortalecer os órgãos e sistemas, como vegetais crus, frescos, integrais, da estação, orgânicos, é uma maneira garantida de se nutrir, alcalinizar e ativar o sistema imunológico, passando a ter saúde, vitalidade e resistência às doenças.Cultivar o bom humor, desenvolver uma inteligência afetiva, com todos que o rodeiam, são etapas que levarão você ao equilíbrio homeostático, capacitando-o a compreender e perdoar a si mesmo e os outros.Aprenda a eliminar o que não serve mais nas relações e situações de sua vida, tudo isso é desintoxicação, seu fígado agradecerá esse sangue alcalino.

Portanto, Sorria, seu fígado agradece!








sábado, 3 de abril de 2010

Manga assada com Maracujá.


Uma receita fácil, prática e saborosa.

INGREDIENTES:

1 manga média em cubos

1 maracujá azedo

PREPARO

Em um refratário, disponha as fatias de manga e regue a polpa do maracujá.Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos.

Opte por servir frio ou quente.

Dica:

Pode ainda ser servido acompanhado do sorvete de sua preferência.

Uma delícia!!!!


Que o teu alimento seja o teu medicamento.

A alimentação têm por finalidade, o aporte de energia potencial, a chegada de nutrientes para favorecer o processo de crescimento, construção e preservação dos tecidos orgânicos. Por essa razão se diz: "você é o que você come!"; porque de fato, somos constituídos fisicamente daquilo que nosso organismo absorve metabolicamente e pela sua obra de equilíbrio natural deste metabolismo.

Cuidar da alimentação, é gerar ato de amor consigo mesmo.Esse vídeo retrata de forma lúdica, algumas noções básicas de como cuidar mais desse aspecto que gera vida.