quinta-feira, 25 de março de 2010

Dica de leitura


















O ser humano busca harmonia em muitas fontes. Necessitamos entrar em sintonia com o amor próprio para seguirmos um caminho de equilíbrio. Uma vida saudável se constrói com diversos atos, um deles é cultivar a paz e o silêncio (assim como os índios faziam), essa ação nos harmoniza e nos edificam pensamentos construtivistas. A música, a vida, a dança, os amigos, a saúde física e emocional em equilíbrio, depende do que você cultiva no seu dia-a-dia.
A leitura nos proporciona o autoconhecimento, e é um instrumento acessível a todos.Sugiro como leitura do mês, o livro “UM RETORNO AO AMOR” – Marianne Williamson, o mesmo revela como os milagres são possíveis ao se aceitar o 'Deus' interior e se expressar o amor no dia-a-dia. Entre os temas abordados pela autora, destacam-se - a renúncia ao medo, o cultivo do amor e o exercício dos milagres. Quer o problema esteja ligado aos relacionamentos afetivos, à carreira profissional ou à saúde, Um retorno ao amor mostra como o amor é uma força potente
(basicamente, a chave da paz interior), e como, por meio dele,a vida pode se tornar mais plena.


segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Benefícios da Música


A música com seu ritmo, melodia e harmonia, facilita e promove a comunicação, relacionamento , aprendizado, movimento, expressão corporal e verbal, organização e outros objetivos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas , emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Essa interação com a música busca desenvolver potenciais e restaura funções do indivíduo para que o mesmo alcance uma melhor qualidade de vida, percorrendo esse caminho.O uso da música com método terapêutico vem desde o início da história humana.

Os benefícios da música favorecem o relaxamento progressivo , treinamento autógeno, e pode ser encontrado em algumas atividades como yoga, Biodança, Acupuntura, que utilizam a música como instrumento para esse encontro com o equilíbrio homeostático.

A música diminui o estresse e por conta disso reforça o sistema imunológico.Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares.

Gosto muito do que retrata a frase de Khalil Gibran em seus magnifícos poemas : “...Quando os pássaros cantam, estarão chamando as flores nos campos, ou estão falando às árvores, ou apenas fazem eco ao murmúrio dos riachos? Pois o Homem, mesmo com seus conhecimentos, não consegue saber o que canta o pássaro, nem o que murmura o riacho, nem o que sussurram as ondas quando tocam as praias vagarosa e suavemente.”

"...Mas o coração do homem pode pressentir e entender o significado dessas melodias que tocam seus sentidos. A Sabedoria Eterna sempre lhe fala numa linguagem misteriosa; a Alma e a Natureza conversam entre si, enquanto o Homem permanece mudo e confuso."

Essa provocação nos leva a necessidade de entrar em contato com a voz interior, com esse silêncio e encontro que uma boa música nos proporciona. A energia emanada por cada ritmo, nos leva a vibrações em nosso corpo, onde cada célula fala a sua maneira, seja em ritmo de vitalidade ou de transcendência. O Corpo fala, identifique qual é a necessidade dele nesse momento de sua vida.
Para isso, convido você a entrar em sintonia com a beleza da música traduzida no vídeo abaixo.



sábado, 20 de março de 2010

Castanha do Pará, um superalimento


Eis um superalimento, que não deve faltar na alimentação das crianças, gestantes e das lactantes. A Castanha do Pará é muito nutritiva.Riquíssima em gorduras, com um elevado teor de fósforo, aconselhado seu uso a quem exerce atividades intelectuais e que tem uma rotina de grande desgaste físico.Por não ser muito fácil a sua digestão, aconselho a mastigar muito bem cada castanha.

O uso contínuo de uma castanha do pará diariamente em seu cardápio (ressaltando que, uma castanha equivale a duas castanhas da figura acima) acrescentará em sua dieta alimentar, um alto teor de selênio e antioxidante e todos os aminoácidos indispensáveis à manutenção da vida e ao crescimento. Sugiro o uso das castanhas que são vendidas com cascas, tendo em vista que as sem cascas são cozidas e perde boa parte de seus nutrientes.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Que a Paz esteja em você.

"Que a paz esteja dentro de você hoje.Que você creia estar exatamente onde você deve estar.Que você acredite nas infinitas possibilidades que nascem do destino.Que você usufrua as graças que recebeu e passe adiante o amor que lhe foi dado.Que você seja feliz sabendo que é filho(a) de Deus.Que você deixe a presença de Deus entrar em teu corpo e permita à tua alma a liberdade de cantar, dançar, orgulhar-se e amar."(Madre Tereza)

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Lenda do Vinho Tinto




Quem já não ouviu falar que um cálice de vinho tinto diariamente , faz bem ao coração?


Devido a um composto chamado resveratrol contido na uva, a mesma é capaz de proteger o sistema cardiovascular e diminuir os índices do mau colesterol (LDL).Por essa razão é que se ouve tanto falar que o vinho tinto faz bem ao coração. A uva e o seu suco são capazes de dilatar as artérias, fazendo com que o sangue circule mais fluido, impedindo que o colesterol se deposite nas paredes das artérias. O vinho tinto, também exerce essas mesmas ações, pelo fato de conservar parte das substâncias ativas presentes na uva. Porém o que não se sabe, é que o mesmo contém apenas açúcares e uma substância tóxica - o álcool etílico, que o nosso organismo precisa eliminar do sangue queimando-o no fígado.


Recomendo as todos que buscam orientações naturológicas, que utilizem diariamente o suco natural da uva, com o devido cuidado na higienização da mesma, pelo fato dos viticultores costumuar empregar sulfato de cobre para combater as doenças que acometem as vinhas, é necessário lavar muito bem as uvas em água com limão, antes de fazer o suco.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Os famosos Sacos Plásticos



O que podemos fazer para mudar isso?

Conscientes de que os sacos plásticos apesar de úteis, causam uma tremenda poluição ao meio ambiente.Isso porque os mesmos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, difíceis de serem degradados, podendo levar cerca de 400 anos para desaparecer completamente.
Essa consciência muitos já possuem, mas o que fazer para mudar esse mal uso.Em alguns lugares do mundo já foram tomadas atitudes para eliminar o uso dos sacos plásticos. Nos EUA, foi proibida a utilização desses sacos em supermercados e farmácias. Na Europa, vários países - Alemanha e Dinamarca, já evitam a entrega gratuita de sacos pelos supermercados à clientela.Na Irlanda, há um imposto de 0,22E para cada saco plástico distribuído, o que reduziu em 90% o uso e todo o dinheiro recolhido vai para projetos ambientais.
Aqui no Brasil ,em alguns lugares os supermercados já fazem campanha para utilização das sacolas biodegradáveis. Quem falta fazer sua parte? A foto acima revela o que o homem é capaz de fazer com a sua própria casa. O que você pode fazer para mudar isso?

terça-feira, 9 de março de 2010

Banho nos pés


O potencial curativo da água só perde em essencial importância ao uso do ar, que se nos faltar por mais de dois minutos leva-nos uma lesão que pode ser definitiva.

Banho nos pés

A reação ao calor é atômico e relaxadora. É de considerável valor por seu efeito sedativo. Esse banho, alivia dores nos pés e pernas , congestões da cabeça.

Utilize uma bacia com água morna até o tornozelo, por 10 a 20 minutos.

E Relaxe!!!




segunda-feira, 8 de março de 2010

Receita do Mês





Arroz com lentilhas.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz sete grãos;

2 xícaras de lentilhas cozidas;

1 maço de salsinha;

2 cebolas cortadas em cubinhos;

3 alhos picados;

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz e a lentilha separadamente até ficarem al dente.

Em uma panela funda, refogue no azeite a cebola até dourar bem. Acrescente o alho no final para não queimar. Junte o arroz já cozido e a lentilha. Com o fogo ainda acesso, misture e tempere com sal . Retire do fogo e acrescente salsinha picada. Antes de servir, regue com azeite de oliva extra virgem.

Rende: 8 porções.





sexta-feira, 5 de março de 2010

Dica do Mês







Você sabia que o pão branco, a farinha branca, as massas, o arroz e as batatas liberam açúcares na corrente sanguínea, ainda mais rápido que o açúcar doméstico?São alimentos que contêm um alto índice glicêmico.

As comidas doces, causam perturbações no estômago, e produzem impaciência e irritabilidade nos que se habituam a usá-las.

Mudar hábito é uma escolha do ser humano, já que estamos em constante mudança quântica. Somos modificados fisicamente, emocionalmente e racionalmente todos os segundos de nossa existência.
Seja o agente de sua própria vida!

Claudie lange.
Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio teu alimento (Hipócrates).