segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Benefícios da Música


A música com seu ritmo, melodia e harmonia, facilita e promove a comunicação, relacionamento , aprendizado, movimento, expressão corporal e verbal, organização e outros objetivos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas , emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Essa interação com a música busca desenvolver potenciais e restaura funções do indivíduo para que o mesmo alcance uma melhor qualidade de vida, percorrendo esse caminho.O uso da música com método terapêutico vem desde o início da história humana.

Os benefícios da música favorecem o relaxamento progressivo , treinamento autógeno, e pode ser encontrado em algumas atividades como yoga, Biodança, Acupuntura, que utilizam a música como instrumento para esse encontro com o equilíbrio homeostático.

A música diminui o estresse e por conta disso reforça o sistema imunológico.Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares.

Gosto muito do que retrata a frase de Khalil Gibran em seus magnifícos poemas : “...Quando os pássaros cantam, estarão chamando as flores nos campos, ou estão falando às árvores, ou apenas fazem eco ao murmúrio dos riachos? Pois o Homem, mesmo com seus conhecimentos, não consegue saber o que canta o pássaro, nem o que murmura o riacho, nem o que sussurram as ondas quando tocam as praias vagarosa e suavemente.”

"...Mas o coração do homem pode pressentir e entender o significado dessas melodias que tocam seus sentidos. A Sabedoria Eterna sempre lhe fala numa linguagem misteriosa; a Alma e a Natureza conversam entre si, enquanto o Homem permanece mudo e confuso."

Essa provocação nos leva a necessidade de entrar em contato com a voz interior, com esse silêncio e encontro que uma boa música nos proporciona. A energia emanada por cada ritmo, nos leva a vibrações em nosso corpo, onde cada célula fala a sua maneira, seja em ritmo de vitalidade ou de transcendência. O Corpo fala, identifique qual é a necessidade dele nesse momento de sua vida.
Para isso, convido você a entrar em sintonia com a beleza da música traduzida no vídeo abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário